sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Nutrição Estética, ficar linda comendo.



O que é Nutrição Estética?

Uma boa alimentação reflete-se no nosso corpo todo. A busca desenfreada pela boa forma e pela beleza vem, no entanto, tirando o foco da verdadeira importância para o nosso corpo de uma alimentação equilibrada, já que é dela que suprimos as necessidades nutricionais da pele, unhas e cabelos e de todo o corpo.Quando isso não acontece de forma adequada, surgem as deficiências. Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas.É importante,pois, garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade certa, pois a falta de um deles pode causar um desequilíbrio metabólico, resultando em diversas desordens estéticas (que podem ser nas unhas, cabelos, pele, como acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada, envelhecimento precoce) e em  problemas de baixo peso, sobrepeso e até mesmo obesidade.A nutrição estética, também atua na melhora da saúde como um todo, já que é da alimentação que suprimos as necessidades nutricionais pro nosso corpo todo, mas também foca a melhora de desordens estéticas, dependendo do caso isso pode acontecer através de uma alimentação especial e de suplementação específica e individual. 

Quando falamos em alimentação aliada a estética, a relação mais rápida que fazemos é com o emagrecimento, não é? Mas com os avanços na área da nutrição, hoje podemos aliar uma conduta nutricional a  diversos agravos estéticos, como por exemplo: acnesceluliteenvelhecimentoflacidez, e sobrepeso, entre outros.Aqui vamos explicar rapidamente as principais desordens estéticas que mais preocupam as mulheres e orientar os alimentos mais interessantes para cada caso. Vamos lá?




Acne
Trata-se de uma afecção que ocorre no interior da pele, devido aumento da produção sebácea, geralmente associada a puberdade e o desequilíbrio hormonal comum nessa fase, portanto atinge cerca de 80% dos adolescentes. Entretanto é comum encontrar adultos, principalmente mulheres, que ainda tenham problemas com espinhas e cravos. No caso das espinhas, ocorre um processo inflamatório no local, devido ação bacteriana. Associa-se também o desequilíbrio da saúde intestinal, decorrente de má alimentação, com o surgimento de acnes.

Celulite
Assim como a acne, também ocorre no interior da pele, e provoca uma inflação no local devido a alteração circulação sanguínea e linfática com consequente  mudança na estrutura do tecido adiposo (tecido formado pelas células que armazenam a gordura), surgindo então o famoso aspecto de “casca de laranja”. Além de problemas circulatórios, podem ser considerados fatores de risco para o surgimento da celulite, o sedentarismo, alterações hormonais, cigarro, álcool, estresse, alimentação inadequada e a genética.

Envelhecimento
O envelhecimento é um processo natural e irreversível. Entretanto, alguns fatores podem fazer com que esse processo ocorra mais rapidamente, é o que chamamos de envelhecimento precoce. Dentre os fatores que podem acelerar o envelhecimento estão a genética, os radicais livres, a imunidade, a poluição, a temperatura, radiação solar, alimentação e tensão emocional.

Flacidez
É decorrente de atrofia de tecido, ficando com aspecto frouxo, afetando individualmente pele ou músculos. Pode ser conseqüência do envelhecimento, onde há perda gradativa de massa muscular esquelética, substituída por tecido adiposo (gordura), dentre outras alterações. O sedentarismo é apontado como o maior vilão no surgimento da flacidez, assim como o emagrecimento muito rápido demais, pois os músculos podem ser utilizados como fonte de energia, na ausência de carboidratos e gorduras.É considerado sobrepeso o excesso de peso corporal, diferentemente da obesidade que é tida como o excesso de gordura no organismo. Associado ao elevado consumo alimentar e baixa quantidade de exercícios. Pode ter ligação com a genética. Deve-se ter atenção quanto ao surgimento de outras doenças e acompanham o ganho de peso (colesterol e pressão altos, resistência à insulina e etc.).

Em breve falaremos sobre os nutricosméticos.


Compartilhe essa postagem e nos ajude a transformar vidas.

Boa sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário