quinta-feira, 21 de março de 2013

Chia - A melhor ajuda para você emagrecer


O que é Chia?

O grão da chia é originário do México e Colômbia, comum no cardápio há séculos e reconhecido como um excelente alimento para ajudar a emagrecer. De acordo com a supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Fátima Corradini, a semente é rica em ácidos graxos, mineirais, vitaminas, proteínas e fibras. “Sua composição rica em fibras e promove um bom funcionamento intestinal. Outra propriedade da fibra é favorecer a sensação de saciedade e, dessa forma, auxilia na perda de peso”, explica.



Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.


Além do emagrecimento, ela também reduz o colesterol, controla o açúcar, ajuda na formação óssea, graças ao cálcio, e melhora a imunidade do seu organismo. Com tantas vantagens, está mais do que na hora de incluir no seu dia a dia. A nutricionista Silvia Benvenutti, da Clinica Medicina da Mulher, diz que ela também é uma ótima fonte de Omega-3 e compostos que ajudam na formulação de radicais livres, sendo ideal para pacientes com hipertensão ou doenças cardiovasculares.


Como usar?
Fatima diz que há três formas de encontrar a chia: como farinha, grão ou óleo. “A semente de chia pode fazer parte do seu cardápio diário, não existe contraindicação de consumo”, acrescenta. No entanto, Silvia lembra que é necessário cuidado por se tratar de um alimento novo, para que seu corpo não o estranhe.  Se você optar por consumir em grãos, a dica é comer duas colheres com iogurte natural pela manhã ou no lanche da tarde, adicionar aos bolos, sucos, vitaminas e saladas. 

Se quiser utilizar nos sucos, de acordo com a nutricionista, é preciso aguardar a hidratação do grão, que leva entre 3 a 5 minutos. E não pese a mão na hora de adicionar: duas a três colheres já são ideais para complementar sua vitamina. Ela aconselha também bater a chia com shake de frutas (com maçã, banana, mamão, laranja), ou com creme de manga palmer (que leva a manga, frutas da sua escolha picadas, e três colheres do grão). Uma dica interessante é aproveitar a consistência gelatinosa da semente hidratada em água para substituir os ovos ao fazer a massa do seu pão ou bolo, funciona muito bem! 

Caso prefira óleo, Fátima diz que ele é perfeita temperar saladas, legumes e outros pratos diversos, como o macarrão. O óleo deve ser consumido em temperatura ambiente, sem esquentar, e você pode adicionar a gosto sem medo.

A farinha pode ser usada da mesma forma que os grãos e como substituta da farinha de trigo no preparo de pães, bolos e até mesmo sobremesas. Se for fazer bolos, biscoitos e pães, simplesmente coloque a mesma quantidade que seria usada de farinha de trigo comum.  

Matéria adaptada do site daquidali.com.br

Link para matéria original aqui.

Um comentário:

  1. Parece ser muito boa mesmo a Chia, mas não tive uma experiência muito boa com ela. Comprei um shake de Chia e comecei a substituir a janta por ele, mas tive umas reações adversas: inchaço no estômago, dores tipo colica intestinal. Talvez seja pq tenho gastrite, não sei...

    ResponderExcluir