terça-feira, 26 de março de 2013

Pedalar emagrece?

Sabe aquela dúvida: "É melhor casar ou comprar uma bicicleta?" Se quer emagrecer, levantar o astral, colaborar com o planeta e principalmente ficar em forma, aposte na segunda opção. Pedalar é tudo de bom e deixa o corpo sadio e a mente tranqüila. Sem contar que a bike não polui o ambiente e não faz barulho, garantindo um mundo mais saudável, pedalar é uma atividade aeróbica completa, que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, e em diversos lugares: na rua, no parque, na areia da praia, na montanha... Se feita no mínimo três vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, ainda é tiro e queda para fugir do sedentarismo, emagrecer, tonificar os músculos, prevenir e controlar doenças como diabetes e hipertensão, expulsar o colesterol ruim e fortalecer a condição cardiorrespiratória (coração e pulmão). 




É verdade que andar de bicicleta nas grandes cidades não é tarefa fácil, porque falta infra-estrutura, respeito dos motoristas e apoio da prefeitura. Mas tudo está melhorando: um bicicletário aqui, uma ciclovia ali... A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) estima que mais de 24 milhões de pessoas pedalam todos os dias. Dessas, cerca de 53% usam a bike como meio de transporte. Ou seja: tem bastante gente descobrindo que circular por aí de bicicleta é uma mão na roda. 

Mas para garantir que a prática seja segura e bem sucedida é preciso ter um equipamento adequado. O ideal para andar em lugares montanhosos ou terrenos mistos (terra e asfalto) é uma mountain bike. Aliás, dependendo do estado das ruas do seu bairro, elas continuam sendo uma boa opção na cidade. Para asfalto, o modelo mais recomendado é o speed. Essas bicicletas são leves e rápidas, mas não são muito confortáveis e exigem bastante do corpo. Por isso, costumam ser mais usadas por atletas. 



Já a modalidade indoor é mais simples e acessível. Com riscos controlados, quem tem receio de cair pode se concentrar melhor no trabalho corporal. Como na ergométrica a carga é controlada de acordo com os objetivos de cada um, aqueles que não possuem um preparo físico muito bom também saem ganhando porque podem pegar mais leve ou mais pesado conforme seu cansaço. Conhecido como o "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. 
Hoje uma das melhores aulas de bike indoor é na MegaGym, uma academia de ponta que foi inaugurada recentemente aqui em Fortaleza.



O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade da aula e do condicionamento físico do praticante. "O emagrecimento é realmente o grande benefício que este exercício proporciona", explica Jean Carlo, professor da Reebok Club. 

Ele ressalta outros benefícios da prática regular de spinning, como a ativação cardio-respiratória, o, fortalecimento dos membros inferiores (pernas e glúteos), do abdômen e da região lombar. "A atividade contribui ainda para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas", completa Jean.  



Apesar de ter que driblar carros, ônibus e poluição, você chega ao destino final disposto(a) e feliz. "E não precisa pedalar quilômetros e quilômetros para obter benefícios. Indo de bike até a padaria diariamente, por exemplo, seu fôlego melhora e você ganha mais ânimo. Além disso, cada pedalada representa uma contribuição e tanto para a economia de poluentes na atmosfera", garante Marcelo Hendel, professor de educação física e especialista em treinamento de mountain bike, de Campinas (SP). Portanto, tire a bicicleta da garagem e também adote essa idéia. Você vai notar que o mundo de cima de uma bike é muito mais divertido. Prontos para experimentar?

Matéria adaptada de artigos das seguintes páginas:

http://boaforma.abril.com.br/fitness/atividades-aerobicas/10-motivos-voce-pedalar-ja-622008.shtml


http://corpoacorpo.uol.com.br/edicoes/244/artigo130677-1.asp


http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12783-pedalar-e-excelente-atividade-para-emagrecer



Nenhum comentário:

Postar um comentário