sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia Nacional do Café - Vamos emagrecer tomando café?


Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizada pela Nutricionista Rosana Costa, beber, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e ajuda a emagrecer.
Isso porque o café tem substâncias como a cafeína, que além da ação antioxidante, também age como estimulante, aumenta o metabolismo do corpo e ajuda na queima de calorias.
O modo de fazer a bebida faz a diferença. Rosana explica que o coador de pano e o filtro de papel impedem a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL).

Apesar dos resultados de sua pesquisa, a nutricionista alerta que a melhor conduta para se perder peso ainda é manter a prática de atividade física e uma dieta balanceada. "O café seria apenas um coadjuvante", reforça.

Pesquisa

A nutricionista acompanhou, por 18 semanas, 60 pacientes com índices elevados de colesterol em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da Unifesp. A redução de peso, do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal verificada durante esse período foi de, em média, 1,5%.

Os pacientes foram analisados em três fases distintas: após seis semanas de dieta balanceada, com baixo teor de gorduras saturadas; seis semanas depois da inclusão da dieta e da ingestão diária de 250 mililitros de café coado em filtro de papel; e seis semanas após dieta e ingestão da mesma quantidade da bebida filtrada em coador de pano.


Para finalizar, uma receita de café simples e saboroso para ser tomado a qualquer hora.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 100 g de café solúvel
  • 4 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de leite em ponto de fervura

Modo de Preparo

  1. Na tigela da batedeira, misture o açúcar com o café solúvel e o cacau
  2. Junte o leite e mexa somente para dissolver os ingredientes secos
  3. Depois bata bem, por 10 minutos, até a mistura ficar bem fofa e cremosa
  4. Utilize 1 colher (sopa) do café cremoso para cada xícara de leite
  5. Guarde a mistura de café no freezer, em recipiente fechado, para manter sua cremosidade
  6. Não é preciso descongelar para usar


Nenhum comentário:

Postar um comentário