segunda-feira, 3 de junho de 2013

Abacate - Vilão ou aliado na hora de emagrecer?


Depois de discutir com um amigo sobre os benefícios do abacate para quem quer emagrecer, resolvi pesquisar mais e falar um pouco sobre uma das frutas que mais amo. O abacate é uma fruta gordurosa, todo mundo sabe, mas além de ser uma delicia em várias receitas, pode fazer bem ao seu coração, sabia?


Engana-se redondamente aquele que acha que o abacate é um grande inimigo e deve ser eliminado totalmente da dieta. Mesmo ele sendo uma fruta bastante calórica (uma colher de sopa de 45 g contém 80 kcal), ele é bastante rico em vitaminas, fibras e gorduras do bem, aquelas que melhoram a nossa saúde.
O abacate contém dois tipos de gordura insaturada (mono e poli-insaturada), que ajudam a controlar os níveis de triglicérides e colesterol presentes no sangue, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Outros benefícios do abacate

Potássio e vitaminas A, E e C estão presentes no alimento e garantem o combate aos radicais livres que causam vários danos ao organismo. O abacate possui uma substância antioxidante chamada glutationa, que é produzida naturalmente pelo organismo, mas que reforçada pelo consumo da fruta, auxilia na redução de substâncias tóxicas como o cortisol, hormônio responsável pelo estresse.
O abacate também é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade. Por isso, incluir uma porção moderada da fruta no café da manhã pode favorecer o emagrecimento.
Por apresentar alto valor calórico, vale apostar no alimento antes de praticar atividades físicas: ele fornece grande quantidade de energia e vai deixá-la superdisposta para encarar a maratona de exercícios. Só não vale comer com açúcar ou leite condensado.
Para finalizar, que tal uma vitamina de abacate para começar bem o dia?
Ingredientes
1/4 de abacate maduro
2 colheres de creme de leite light
1 copo de água gelada
Adoçante a gosto
1 colher de sopa de chia

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador ou processador;
Beba na hora.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário