segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festas Juninas - O que posso comer?


Chegou o mês de junho e com ele as festas juninas, festas de comidas típicas muito gostosas. Mês que antecede as férias de julho para alguns, é sempre uma dor de cabeça para manter a dieta e o peso perfeito. Então, o que fazer? Como resistir as delícias que sempre vemos nas festas juninas como pé de moleque, pinhão, batata-doce, milho(cozido, em forma de canjica ou bolo).

 O que fazer para comer todas estas delícias sem perder a forma?
A resposta certa para esta pergunta é a seguinte: comer na quantidade adequada. Você pode experimentar de tudo, mas não extrapole na quantidade. 
Alguns alimentos típicos desta época, apesar de possuírem valor calórico elevado, contêm nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo, como por exemplo:
Vinho quente: O vinho é originado através da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de possuir teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, segundo estudos. Se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide que tem ação antioxidante, que também combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Um copo pequeno fornece aproximadamente 190kcal.
Milho: Seja como pipoca, canjica, bolo, o importante é não deixar de experimentar um pouquinho deste cereal. Possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, folato, ferro e fibras, em sua composição nutricional. É um alimento de fácil digestão. Uma espiga de milho fornece aproximadamente 108 kcal.
Batata doce: Possuidora de um sabor adocicado irresistível, este carboidrato é fonte de beta caroteno, que ajuda a evitar alguns tipos de câncer. Uma batata doce assada fornece aproximadamente 106 kcal.
Pinhão: Este delicioso petisco é fonte de proteína, tendo também em sua composição nutricional cálcio, magnésio e fibras. Cerca de 5 unidades de pinhão cozido fornecem aproximadamente 51 kcal.

Depois de conhecer um pouco mais sobre estes alimentos, aproveite para não deixar de consumir um pouco de cada neste mês especial.
O segredo para que você não adquira alguns quilinhos nestas festas é o seguinte: não exagere na quantidade. Consuma sempre uma quantidade pequena. Quando for em uma festa junina aproveite não só para comer, mas curta também o clima de alegria, as brincadeiras, a famosa quadrilha e confraternize-se com seus amigos.
Vista a sua roupa de caipira, coloque o seu chapéu de palha e bom arraial para todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário