segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que é diabetes? Como tratar a diabetes? Porque chamam de o diabetes?


Hoje vamos falar sobre o Diabetes. Desde cedo tive contato com o Diabetes através de minha família, minha avó materna sofreu muito por causa dessa doença e minha outra avó(essa de criação) também sofreu um bocado por causa da Diabetes. Mas o que é o Diabetes? Sempre me questionei sobre isso. Hoje vamos aprender um pouco sobre o Diabetes(o certo é assim?).

O Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da carência de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Quais os tipos de Diabetes?

Diabetes tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

Diabetes tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida.


Outros tipos de diabetes: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta; por defeitos genéticos na ação da insulina; diabetes por doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); e por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.).


Sintomas de Diabetes

Principais sintomas do diabetes tipo 1:

vontade de urinar diversas vezes
fome frequente
sede constante
perda de peso
fraqueza
fadiga
nervosismo
mudanças de humor
náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

infecções frequentes
alteração visual (visão embaçada)
dificuldade na cicatrização de feridas

formigamento nos pés e furúnculos.

Bem, por hoje é só, mas, no decorrer da semana vamos falar mais sobre essa doença que atinge milhares de brasileiros.

Quer falar sobre algo específico da Diabetes? Deixe seu comentário ou sua dúvida que nas próximas postagens responderemos com prazer.

Uma excelente semana para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário