sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dieta Sem Gluten Ajuda a Emagrecer


Retirar o glúten da dieta está em evidência para aqueles que querem emagrecer, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? “O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso”, explica a Nutricionista Andréa Santa Rosa

Retirada do glúten estimula o metabolismo  
Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. “Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares”, diz a nutricionista. 


Jornada Mundial da Juventude forneceu alimentação livre de glúten
De acordo com dados da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que o número de portadores de doença celíaca no Brasil chegue a dois milhões, a grande maioria sem diagnóstico correto. Pensando nestes números, a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, contou com kits de alimentação sem glúten. Os organizadores do evento, forneceram 10% de kits sem glúten. A ideia foi para atender portadores de doença celíaca e também aqueles que apresentam alguma sensibilidade a esta proteína.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário