segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Metabolismo



A maioria das pessoas que briga contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela extrema dificuldade para emagrecer. Realmente, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo bem mais rápido do que outras. Saiba porque isso ocorre e aprenda, de uma vez por todas, como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma. 


O que é metabolismo?


Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).

Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.


Amanhã postaremos dicas para você acelerar seu metabolismo e perder peso mais rapidamente. Fique ligado!

Faltou alguma coisa na postagem que você queira sugerir? Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário